domingo, 1 de agosto de 2010

Células Troncos Embrionárias


Um comentário de uma amiga no twitter me fez querer expressar minha opinião sobre as pesquisas (experimentais) com células troncos embrionárias. Talvez pouca gente tenha conhecimento do assunto e vou tentar explicar aqui porque ele é polêmico.


Existem dois tipos de células troncos:


1 - Células-tronco adultas: que podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. Porém, são mais utilizadas para fins medicinais as células de cordão umbilical, da placenta e medula óssea. Pelo fato de serem retiradas da próprio paciente, oferecem baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos.
                
2 - Células-tronco embrionárias: são aquelas extraídas do animal ainda na fase embrionária. Como característica principal apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula. Embora apresentem esta importante capacidade, as pesquisas médicas com estes tipos de células ainda encontram-se em fase de testes (ou seja, tal hipótese não foi demonstrada até hoje por problema metodológico).


Agora, para entender meu posicionamento, precisamos entender o que é um embrião. Segundo conceito pego na Wikipédia, embrião é é o produto das primeiras modificações do óvulo fecundado, que vai dar origem a um novo indivíduo adulto.


Se você perguntar para qualquer futura mamãe com poucas semanas de gestão, o embrião (aquela pequena sementinha que já está implada no seu útero, que dependendo da fase da gestação, sequer teve seus orgãos desenvolvidos ou seu cérebro criado - isso só acontece na 5ª semana) é seu filho, já gerado. Em termos científicos, cada embrião carrega um código genético, referente a sua espécie, portanto é um indivíduo.


A forma mais comum de obtenção das células troncos embrionárias ainda é por meio de embriões congelados. Nesta técnica, óvulos fertilizados em clínicas de reprodução assistida se desenvolvem até o estágio conhecido como blastocisto. Após chegar a este estágio, o embrião é destruído e as células-tronco são removidas.


Desculpem os seguidores da terioa "evolucinista", mas não tenho como aceitar a morte de vários individiuos para fins de pesquisa que sequer  se sabe os benefícios que relamente trão. Um estudo de um cientista espanhol mostrou que o uso das células troncos embrionárias em humanos não tem futuro:


MADRI, 10 Jun. 10 / 10:11 am (ACI).- O catedrático de microbiologia da Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e ex-presidente do Centro Superior de Investigações Científicas, César Nombela, considerou que a aplicação clínica em tratamentos para humanos das células mãe embrionárias “não tem futuro”.
Conforme assinala a organização espanhola HazteOir.org (HO), para o Dr. Nombela, assinante do Manifesto de Madrid e membro de Cívica (Associação de Investigadores e Profissionais pela Vida), o crescimento das células mãe embrionárias é “muito difícil de controlar e apresenta ainda muitos problemas de compatibilidade com os pacientes”.
“Dos mais de três mil estudos registrados no mundo com células mãe, nenhum só está sendo realizado com células embrionárias. Todos são com células mãe adultas”, precisou.

 Queridos, o problema não consiste no uso de células. O problema consiste no fato de a utilização das células embrionárias implicarem na morte dos embriões.


Mesmo assim, a mídia passou a atribuir estranhos e miraculosos poderes às células embrionárias, descartando as denominadas células maduras ou adultas. Estas últimas se encontram no cordão umbilical, na medula óssea, e de alguma forma estão espalhadas por todo o corpo e SÃO MAIS EFICAZES.


Existem cerca de 600 protocolos que utilizam células-tronco adultas, e não se apresentou nenhum com células de origem embrionárias. As células adultas possuem o mesmo potencial de crescimento e diferenciação das células-tronco embrionárias e substituem muito bem as possibilidades biotecnológicas sonhadas para aquelas.


Não se trata de ir contra a Ciência, de ser retrógrada, trate-se de bom sendo. Tratam-se de questões éticas e morais. O homem quer assumir a posição de Deus, criar e destacar vidas como um objeto qualquer. Não me admira que o mundo esteja do jeito que está...


Pensem meus irmãos, pesquisem, questionem. Não podemos apenas ser meros repetidores da mídia.


Sou, junto com a minha Igreja, a favor da vida, SEMPRE!

Um comentário:

Anônimo disse...

A favor da VIDA sempre!