domingo, 10 de julho de 2011

Alegria



O final do semestre chegou, metade do ano se passou e muitas coisas temos a celebrar e se alegrar: a vida, os amigos, a família, os laços novos que foram feitos, os laços antigos que foram reatados, os laços de sempre que permanecem, o ser e o estar em comunidade, a decisão de amar todo dia e a cada dia e, claro, a escolha de Deus por nós.


Temos muitas razões para ser e estar na Alegria. Uma Alegria que não é euforia, mas é uma Alegria que provém da maturidade, do autoconhecimento e da solidez interior. Uma Alegria que é humana e divina ao mesmo tempo, e por ter essas duas características, é uma Alegria que não passa.


O Deus que anunciamos é um Deus alegre e por isso quem o conhece, conhece a verdadeira alegria.


Uma frase curiosa que li em um livro sobre alegria é que ela "vem ao encontro de quem não a procura". Fiquei pensando e descobri que isso é verdade. A verdadeira Alegria é encontrada quando ela não é o fim, mas o meio.


O fim deve ser Deus, o Céu, a eternidade. O "télos" é a nossa meta. E é a caminho do nosso "télos"que  a Alegria é experimentada e vivenciada de forma plena e jamais sentida.




Gosto da frase de Cora Carolina que diz "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada". O que vale é caminhada!!! É nela que semearemos e é nela que também colheremos, é nela que encontraremos amor para compartilhar e é nela nos contentaremos. 


Não desperdice o seu caminho por ter medo dele!!! Você vai sofrer sim, pedras haverão, talvez até bichos peçonhentos, mas você também encontrará lindas flores, lagos cintilantes, belas vistas, e grandes amigos para lhe ajudar a levantar quando você cair ou para, junto contigo, contemplar a beleza das flores ou ainda apenas para dizer-te que vale a pena caminhar rumo ao "télos", à meta, à Deus.




Lembre-se, a alegria é experimentada na caminhada, ela é o meio, e não fim. Muita gente procura a felicidade (alegria) como um fim nela mesmo e nessa busca ansiosa acabam se equivocando e buscando nas drogas, no sexo, no "amor" carente, ou em qualquer outro vício o prazer ilimitado que nunca vai ser saciado, sabe porque? Porque a felicidade é o meio, não o fim. O vício, a depressão, a carência e outras doenças da sociedade moderna é apenas um mode errado de procurar alegria. Então, repense hoje: qual a sua meta, o que você busca? 


Repito uma frase do saudoso Padre Léo: Buscai as coisas do alto. Você descobrirá que a alegria não estará somente na descoberta, mas já nos simples procurar, porque procurar Deus já e fonte de grande Alegria. 


E essa alegria já começa na liberdade de escolha: eu sou livre para optar por Deus. Ahhh, como isso é bonito! Deus nos ama tanto que nos dá a liberdade de escolher por Ele, e ao decidirmos por Ele, essa decisão vem acompanhada de um alegria íntima inenarrável, já que nossa escolha sempre será por causa do grande Amor que Ele tem por nós, ou seja, nossa escolha é uma escolha de amor!!! 


Por isso, você não se importa de renunciar o seu domingo para estar na Igreja, você não se importa de trabalhar para a construção do Reino, porque simplesmente você faz isso com amor e por amor. Você faz por prazer e não pelo prazer: o prazer (alegria) de ser filho de Deus, o prazer de ter irmãos que caminham contigo, o prazer de ver o outro descobrir e sentir o que você sente, o prazer de multiplicar alegria, o prazer de ver sua vontade se misturar com a vontade do Pai....


É, realmente, o Reino dos céus é para os corajosos, mas é também para os Alegres!!! Deus é Alegria e a Alegria é divina!!! Essa é a razão porque não podemos testemunhar de outro modo a nossa fé a não ser na Alegria! 


Uma vez li uma frase que dizia "quem não aprendeu a estar contente na terra sequer poderá ter acesso ao céu". Seja alegre aqui, o momento é agora, transmita essa Alegria aos outros; sempre com a certeza que a verdadeira, plena e inesgotável felicidade não se encontra aqui, mas está na Eternidade. 


"Do eterno provemos, no eterno será o nosso encontro" (Bispo Sávio de Feltre-Belluno). 






Cristo Ressuscitado, és a nossa Alegria!!!!!




Ceylanne.

Um comentário:

Bruna Vilanova disse...

É isso aí! Estamos juntas! Beijos, Bruna