quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dia do amigo

Procurei palavras para escrever no dia do amigo, não as encontrei.
Li várias mensagens, diferentes idéias ou pensamentos e manifestações de carinho sobre amizade, nas quais me identifiquei,  mas ainda assim, não eram as palavras que eu queria exprimir. 
Até que recebi o texto abaixo:

Gesto de amigo

Nesta vida inteira vi muitas definições de "amigo"
nenhuma tão verdadeira quanto esta,
que tenho agora comigo.

Não foi uma definição escrita, lida, ou mesmo falada.
Foi sua atitude bonita, sem ter pedido nada.

Não poupou as palavras, ditas com sinceridade.
Foi leal, foi fiel, sem nenhuma maldade.
Abusou da franqueza dizendo o que achou que devia,
mas mantendo a fineza, que uma dama merecia.

Mostrou-me o caminho que eu não deveria tomar,
pois, como um pássaro cego, eu tentava voar.

Na profundidade desse seu gesto, pude compreender:
Você sabia muito mais de mim,
do que eu deveria saber.

E nesse seu ombro amigo eu pude, inteira, me apoiar.
Eu que só queria sua mão para segurar.

Para "amigo" não busco mais nenhuma definição,
Porque carrego esse seu gesto
bem guardado no coração.

Conclui: amizade não se define, se vive. É na vivência do dia-a-dia, nos gestos concretos que a amizade é definida. É no abraço dado, no tempo doado, no perdão concedido, no choro compartilhado, no riso verdadeiro, na sinceridade das palavras, na correção com amor, no desejo sincero de felicidade, na cumplicidade, no amor gratuito e etc. etc. etc...gestos que definem e desenvolvem amizades, porque não existem amizades só de palavras. 

Num mundo de hoje onde o principal meio de comunicação é a palavra, especialmente a escrita (através de e-mail, torpedo, redes sociais, etc.), eu preciso me calar mais e agir mais.

Comecei a rever se realmente estou sendo amiga e confesso que entrei em crise.

Por isso meus amigos, em vez de agradecimentos ou declarações de amor eu venho pedir desculpas.
Desculpas por não ser tão amiga, por não ter estado presente nos momentos difíceis, por não ter gastado tempo com vocês, por querer estar presente somente na alegria e me afastar na dor, pelo telefonema não dado, pela prioridade não concedida, por não ter pedido perdão quando devia, pelo coração duro e fechado, pela correção não dada, ou pela correção dada errada, pela omissão em tantas coisas que deveria ter me pronunciado.

A partir de hoje quero me comprometer a ser uma amiga melhor, apesar das minhas tantas falhas. Mais gestos e menos palavras. Mais sentimentos e menos declarações. Mais ações e menos definições. Mais momentos e menos fotografias....

Ação concreta: você vai receber meu telefonema por esses dias.

Ceylanne.

Nenhum comentário: